Reflexões Econômicas


Responsabilidade Social – Um bem ou um mal?!

Diante de um mundo desigual, onde oprimidos e opressores lutam por seu espaço na economia, o que lhes darão o direito de consumir, coisa que as camadas que, ao perderem espaço acabam deslocadas para as periferias sociais – montemos uma básica estrutura, onde no centro estão os donos da produção, e ao seu redor os consumidores -, surgem na economia atrativos que tornam – se fatores desequilibrastes de uma tão ferrenha  disputa por essa cada vez mais  reduzida parcela consumidora do pais. Trata-se da Responsabilidade Social, um argumento que se usa de práticas altruístas, dando às camadas mais afastadas do centro consumidor uma nova roupagem, fazendo-os acreditar que eles são ouvidos, e que a empresa em questão tem como fins a preservação do ambiente e o desenvolvimento do país.

            Mas como diferenciar práticas meramente oportunistas de verdadeiras mobilizações em prol de uma satisfação geral? Ou melhor, será que essas práticas, não são realmente meramente oportunistas?

            Grandes exemplos nos são passados freqüentemente. Uma empresa onde o lema é “O Cliente tem Sempre a Razão” pode parecer ética e responsável diante de seus procedimentos para com o cliente, mas não tem dúvidas de demitir alguns pais-de-familia quando seus rendimentos são insatisfatórios. Ou ainda temos o caso de uma empresa que, através de uma invenção reduz a quantidade de gás carbônico na atmosfera, e que com isso, ganha créditos de emissão de gazes, sendo esses revendidos em outras localidades do mundo.

            Porém, como seria a vida de milhares de famílias assistidas por programas de investimentos sociais, criados por empresas privadas? Será que o governo sozinho pode dar conta dessa grande massa de famílias marginais?

            O fato é que não se tem como desvendar a mente humana. Nunca saberemos se as doações feitas por grandes personalidades mundiais às famílias necessitadas não foram meras jogadas de marketing. O certo é que funcionou, não só para eles, mas também para os que dela precisam.

 

                                                                 Por: Fabrício Machado



Escrito por Fabricio Machado às 00h15
[ ] [ envie esta mensagem ]


Discutir em prol de um novo amanhã.

Caros(as) Amigos(as);

       Diante das diversas controvérsias vistas no cenário político mundial e, tendo minha formação em andamento no curso de Ciências Econômicas, resolví criar esse blog com fins de promover sadios debates entre os transeuntes da rede. Espero poder contar com a colaboração de todos, mantendo sempre uma troca de idéias de bom nível, sem ofenças pessoais, nem a crenças, raças etc.

       Por mais, dou-lhes as boas - vindas e agradeço por sua contribuição.

 

                                                                                                           Fabricio Machado - Editor - Chefe do "Reflexões Econômicas"



Escrito por Fabricio Machado às 23h47
[ ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]
 
Histórico
28/01/2007 a 03/02/2007
24/12/2006 a 30/12/2006
17/12/2006 a 23/12/2006




Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis